FANDOM

Pagina com os conteudos introdutórios para se entender política.

O que é Política Edit

"O Homem é naturalmente um animal político"

Democracia e Autoritarismo Edit

Sistemas de Governo Edit

Poder Judiciário Edit

Representação e Partidos Políticos Edit

Eleições e Sistema Eleitoral Edit

Sistema Eleitoral Edit

Em todos os sistemas políticos, existem regras definidas com antecedência sobre como distribuir cargos em disputa. Esse conjunto de regras é chamado Sistema Eleitoral. Esse sistema pode ser entendido como um mecanismo de transformação das inúmeras vontades individuais em vontades coletivas. Ou também votos em mandatos ou cadeiras.

As regras específicas que definem um dado sistema são importantes, pois elas criam incentivos e punições para determinados comportamentos dos eleitores e dos candidatos. Regras importam.

A maioria dos cientistas políticos estão de acordo em dividir os sistemas eleitorais a partir da maneira como os votos dados na eleição são contados para distribuir as cadeiras. Isso gera de duas grandes famílias de sistemas eleitorais: Os Sistemas Majoritários e os Sistemas Proporcionais.

Sistemas Majoritários são aqueles criados para garantir a vitoria dos que tem mais votos. Seus defensores afirmam que tal sistema consegue formar governo unipartidários e permitem que os eleitores tenham mais controle de seus representantes. Já os sistemas proporcionais servem e são defendidos porque estes distribuem de forma mais justa a diversidade de opiniões políticas na sociedade. A diferença entre os dois modelos vem do numero de candidaturas em disputa numa dada unidade eleitoral, quando são poucas há a tendencia majoritária, quando há muitas, proporcional.Isso é importante, um candidato com 5% dos votos provavelmente não será eleito com 5 cadeiras em disputa, mas provavelmente será eleito com 25 cadeiras em disputa.

O sistema majoritário garante que o candidato mais votado tenha 100% da representação enquanto os derrotados da eleição não possuem representação.

Para entender melhor, vamos aos exemplos. O Brasil adota ambas as formas eleitorais. Para eleger presidente (1 cadeira), governadores (1 cadeira por estado), senadores (2 ou 1 por estado dependendo da eleição) e prefeitos (1 por cidade) é utilizado o método majoritário. O candidato mais votado é eleito (sem contar o segundo turno). Para a eleição de deputados federais, estaduais e vereadores, é utilizada a formula proporcional. Diversas cadeiras por cada estado, ou cidade são estabelecidas.

Nos Estados Unidos da América, é utilizado o método majoritário para as eleições para deputados. Lá a unidade eleitoral, não é o estado, mas o distrito (que é menor que o estado). Cada partido indica somente um nome por cada distrito, e o com mais votos, vence. Os americanos chamam o processo de "winner's takes all" (vencedores levam tudo).

Outros aspectos da Eleição Edit

Existem diversos aspectos relacionados com eleições: Quem é apto ou não há votar. Se o voto é obrigatório ou não. Critério para a escolha dos candidatos. Normas de acesso a comunicação, mecanismo de controle de gastos de campanha, presença ou ausência de fundo partidário

Se você tiver interesse numa leitura aprofundada:

NICOLAU, Jairo. Sistemas Eleitorais.

Ideologias e Ideias Políticas Edit

Papel das Ideas na Política Edit

As ideias tem papel fundamental no ordenamento político das sociedades. valores de como a sociedade são e como deveriam ser regidas, são tão importantes para entender o fenômeno político quanto os interesses dos atores envolvidos.

Nacionalismo Edit

O Nacionalismo é uma ideologia a parte das outras.

Valores da Democracia Liberal Edit

A democracia é, para além da vontade da maioria, o império da lei. O primado da lei sobre o poder político foi estabelecido pelos liberais do século XIX, tanto para evitar o absolutismo, quanto para evitar os excessos revolucionários.

As três grandes Ideologias Modernas: O Socialismo, o Liberalismo e o Conservadorismo Edit

As três grandes ideologias da modernidade

Federalismo Edit

Políticas Públicas Edit

Política Internacional Edit

Corrupção Edit

Burocracia Edit

Legitimidade Edit